43) – C19 Upshot | Danos colaterais: as mortes por malária e tuberculose podem aumentar porque o mundo está fixado na Covid-19 | O número K é o novo número R? O que você precisa saber | Paulo Querido

22 jun 2020 // Hoje temos escolhas de Ana Roque, Paulo Querido, JL Andrade.

⚱️ Danos colaterais: as mortes por malária e tuberculose podem aumentar porque o mundo está fixado na Covid-19

As vacinas e os rastreios do sarampo, da tuberculose e de outras doenças infecciosas estão em baixa na pandemia.

Qualquer país é vulnerável quando confrontado com múltiplas ameaças“, disse à Vox Claire Standley, membro do corpo docente do Centro de Ciência e Segurança Global da Saúde da Universidade de Georgetown. “Os que correm maior risco são os que têm recursos humanos, materiais e financeiros limitados para apoiar a resposta aos surtos

[Katherine Harmon Courage – Vox]

🦠 O número K é o novo número R? O que você precisa saber

Os diferentes agentes patogénicos terão formas diferentes de propagação e os estaticistas utilizam K, o chamado parâmetro de dispersão, para descrever como a infecção pode ser variável. Para algumas doenças, a variação não será grande.

Em termos simples, um baixo valor K sugere que um pequeno número de pessoas infectadas é responsável por grandes quantidades de transmissão de doenças.

[Adam Kleczkowski – The Conversation]

🧪 Poderá a COVID-19 mudar a forma como ensinamos ciência no futuro?

A ciência sempre foi considerada como uma experiência de mãos dadas, em que os alunos não só aprendem através de aulas, mas também têm a oportunidade de experimentar o que aprenderam. Infelizmente, durante estes tempos de incerteza da COVID-19, a aprendizagem da ciência tem sido movida em linha e os professores têm feito tentativas para criar actividades virtuais. Esta migração levou alguns administradores, professores e investigadores a questionar o impacto das mãos nas experiências científicas.

Com a dúvida já crescente nas práticas laboratoriais convencionais e a COVID-19 forçando os instrutores a abandonar as mãos nas actividades, algumas administrações e professores começam a questionar o futuro do laboratório geral de ciências. Num artigo recente publicado pela Chemical & Engineering News, alguns apelaram à remoção completa dos laboratórios de ciências gerais que servem os alunos que não estão a seguir a ciência. Enquanto outros apelaram a uma actualização das abordagens mais modernas (ou seja, aprendizagem baseada em inquéritos, aprendizagem baseada no contexto, aprendizagem baseada em projectos, experiências de investigação de licenciatura, etc.).

[Tess E. Hernandez, MS – Medium]

💊 Dexametasona: qual é o tratamento inovador para a COVID-19?

A maioria das pessoas com COVID-19 não apresenta sinais da doença ou apresenta sintomas ligeiros, como tosse seca, febre ligeira ou perda de sabor e cheiro. Mas numa pequena minoria os sintomas são muito piores e os pacientes precisam de ventilação para ajudar os pulmões a receber o oxigénio no corpo. Estas são as pessoas para quem a dexametasona demonstrou ser eficaz.

[David C Gaze – The Conversation]

CURTAS

▶️ Série Especial das Gulbenkian Ideas «Covid-19: e depois?». Um conjunto de vídeos de curta duração, onde se intercalam testemunhos de pensadores de reconhecido mérito, nacionais e estrangeiros, e de jovens entre os 15 e os 30 anos. [Vários – Fundação Calouste Gulbenkian]

🇩🇪 A Alemanha mudou? Há razões para isso. Angela Merkel tem nas mãos a possibilidade de sair de cena ao fim de quatro mandatos consecutivos deixando um legado europeu que ainda pode vir a ombrear com os de outros grandes chanceleres alemães como Helmut Kohl ou Konrad Adenauer. [Teresa de Sousa – Público (🔐 paywall) ]

🗿 O fim do turismo?. A pandemia devastou o turismo mundial e muitos dirão “boa viagem” às cidades sobrelotadas e às maravilhas naturais devastadas pelo lixo. Haverá alguma forma de reinventar uma indústria que faz tantos estragos? [Christopher de Bellaigue – the Guardian]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  4. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  5. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  6. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  7. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  8. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  9. 📈 Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  10. 🦠 Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  11. 📊 Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)
  12. 📈 COVID-19 Infections Tracker; Estimativas de RT por país (NOVO) (link) (enviado por Manuel Carreira)
  13. 📈 Coronavirus Country Comparator: permite comparar casos ou mortes, valores absolutos ou per capita (NOVO) (link) (enviado por Luís Grave)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.