46) – C19 Upshot | O Manifesto da ‘Main Street’: precários de todos os países, uni-vos! | Manuel Castells: “o mundo do consumismo desenfreado acabou” | Paulo Querido

30 jun 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque.

👷🏾 O Manifesto da ‘Main Street’: precários de todos os países, uni-vos!

Os protestos históricos que varreram a América estavam atrasados, não apenas como uma resposta ao racismo e à violência policial, mas como uma revolta contra a plutocracia entrincheirada.

O novo proletariado – o precariado – é agora revoltante. Parafraseando Marx e Friedrich Engels no Manifesto Comunista: “Deixem as classes plutocratas tremer perante uma revolução do Precariado. Os precários não têm nada a perder a não ser as suas correntes. E têm um mundo a ganhar. Trabalhadores precários de todos os países, uni-vos!

[Nouriel Roubini – Social Europe]

🌎 Manuel Castells: “o mundo do consumismo desenfreado acabou”

Manuel Castells, Ministro das Universidades de Espanha e sociólogo reconhecido na cena internacional, dá uma entrevista interessante ao Publico. Frases:

  • Os jovens já vivem na incerteza desde a crise financeira, quando ninguém pensava neles. E eles já sabiam que não queríamos saber de lhes deixar um planeta inabitável para se concentrarem no imediato e depois de nós, na inundação. Isto está a começar a mudar na sociedade, particularmente em Espanha.
  • Mas parece-me que os jovens pensam que só podem confiar neles próprios. Se não for este o caso, temos de lhes mostrar.
  • O Estado social europeu é o único modelo capaz de combinar democracia e proteção social, numa altura em que o sector público se impôs como essencial para aliviar a destruição da nossa espécie.
  • Na condição de desenvolver uma economia mais produtiva baseada na inovação, reinventando a fiscalidade forçando as empresas globais a pagar impostos, e também através da renovação de uma democracia liberal que atingiu esta situação numa crise de legitimidade e que terá de ser reforçada face ao neofascismo desenfreado a que assistimos em Espanha, na Europa e no mundo.

[Beatriz Asuar – Publico]

💉 Coronavírus mutante: o que significa para todos nós

Uma preocupação é que o vírus mude para formar “mutantes de fuga”. Estas são versões mutantes do vírus que os anticorpos induzidos pela vacina não irão reconhecer. Vemos isto com outros vírus, tais como a gripe. A vacina da gripe tem de ser alterada todos os anos para contrariar as alterações das estirpes em circulação.

[Claire Crossan – The Conversation]

CURTAS

🛺 O papel da tecnologia autónoma no “novo normal”. O que é evidente é que o surto de tecnologias da investigação de veículos autónomos está a proporcionar alguns efeitos secundários inesperados, os quais podem ser capitalizados à medida que avançamos na nossa recuperação da pandemia de Covid-19. Na minha mente, a tecnologia é um capacitador. [Alex Lawrence-Berkeley – ITProPortal]

🛌 Camas de hospital auto-conduzidas e sensores de distanciação social: inovação COVID. As camas de hospital automáticas que são concebidas para salvaguardar o pessoal médico podem parecer ficção científica bizarra, mas podem ser a chave para o distanciamento social. [Harry Lye – Verdict]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  4. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  5. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  6. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  7. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  8. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  9. 📈 Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  10. 🦠 Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  11. 📊 Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)
  12. 📈 COVID-19 Infections Tracker; Estimativas de RT por país (link) (enviado por Manuel Carreira)
  13. 📈 Coronavirus Country Comparator: permite comparar casos ou mortes, valores absolutos ou per capita (link) (enviado por Luís Grave)
  14. 📈 Hub de vários dashboards, nacionais e internacionais, da ESRI (NOVO) (link)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.