49) – C19 Upshot | Preparar as novas gerações para os desafios de um mundo em mudança | Como a pandemia está a mudar os meios de comunicação social | Paulo Querido

20 jul 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque.

🔮 Preparar as novas gerações para os desafios de um mundo em mudança

Como combater as alterações climáticas? Como assegurar que tecnologias como a Inteligência Artificial e a robótica servem os cidadãos em vez de se servirem deles? Como garantir a segurança e a privacidade nas redes? Como impedir pandemias e crises humanitárias de diversas ordens? Como continuar a crescer sem comprometer as futuras gerações?

[Graça Carvalho – Dinheiro Vivo]

🥺 Como a pandemia está a mudar os meios de comunicação social

A guerra é a locomotiva da história“, disse Leon Trotsky em 1922, argumentando que os desenvolvimentos sociais que normalmente se desdobrariam ao longo de décadas podem ter lugar em meses, quando o conflito está a grassar. A pandemia do coronavírus é de natureza semelhante, provocando mudanças radicais em quase todos os campos da existência humana num espaço de tempo invulgarmente curto.

Isto é especialmente verdade para o campo das redes sociais.

[Joey D’Urso – Reuters]

👵 Desigualdades de género em tempos de pandemia

No contexto que vivemos é crucial pensar nos impactos da pandemia na vida das pessoas, nomeadamente nas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, sendo que entre elas estão as mulheres.

São várias as esferas que requerem uma análise com lentes de género e a cada dia que passa surge a necessidade de mais estudos nesta área. Estes devem promover uma reflexão sobre a situação atual, que em alguns casos é semelhante a outras crises já vividas, mas, acima de tudo, devem ser a base de ações e medidas futuras.

Nesta breve reflexão sobre os impactos desiguais da pandemia centramo-nos na esfera laboral e na sua articulação com as demais dimensões da vida.

[Carla Cerqueira – Communitas]

CURTAS

📐 Adaptação à incerteza: ciência da complexidade e COVID-19. O que pode a ciência da complexidade dizer-nos sobre como podemos responder ao novo coronavírus? [Robert C. Jones – Niskanen Center]

🍔 A realidade morde: como a pandemia mudou a nossa forma de comer. De vegetarianos a restaurantes distantes, o Covid-19 transformou a forma como fazemos compras, cozinhamos e comemos. Será que mudámos a nossa relação com a comida para sempre? [Rebecca Seal – the Guardian]

💦 A minha nova vida como testador de coronavírus – a história de um cientista. Precisamos de colocar as coisas em perspectiva. A partir de um ponto de partida zero, dentro de semanas, os esforços conjuntos de centenas de voluntários permitiram ao laboratório processar mais de 30.000 testes por dia – ou um teste a cada três segundos. [Tobias Wauer – The Conversation]

🌡🥵 Como será a economia de Londres após o encerramento?. O Coronavirus está a mudar Londres. Alguns podem ser temporários, uma vez que a capital se ajusta à presença de um assassino invisível, outros serão mais permanentes. [Raphael Sheridan – BBC News]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  4. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  5. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  6. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  7. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  8. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  9. 📈 Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  10. 🦠 Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  11. 📊 Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)
  12. 📈 COVID-19 Infections Tracker; Estimativas de RT por país (link) (enviado por Manuel Carreira)
  13. 📈 Coronavirus Country Comparator: permite comparar casos ou mortes, valores absolutos ou per capita (link) (enviado por Luís Grave)
  14. 📈 Hub de vários dashboards, nacionais e internacionais, da ESRI (NOVO) (link)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.