A GUERRA CIVIL NA UCRÂNIA | Os pontos nos is | por Rodrigo Sousa e Castro

Nas planuras ucranianas, que os soldados hitlerianos calcaram até serem parados, cercados, derrotados e humilhados já nas margens do Volga, trava-se hoje uma guerra civil, entre os nacionalistas ucranianos de Kiev, apoiados pelo chamado agora Ocidente alargado, e os independentistas do Donbass, ucranianos russófonos, apoiados pela Rússia.

Como se chegou aqui parece hoje tudo muito claro.

Quando o general secretário de estado da defesa americano declarou urbi et orbi que o objectivo dos EUA era quebrarem a espinha dorsal da resistência russa, que querendo ou não, se havia metido naquela armadilha, as dúvidas desvaneceram-se.

Face ao acelerar da globalização e consequente acréscimo do poderio chinês condicionar a Rússia, para os americanos, era o passo essencial para tornar as fronteiras terrestres da China, na imensidão asiática, altamente vulneráveis.

Dessa feita, a China que almeja em breve atingir a paridade marítima com os EUA teria que cuidar das suas “costas” terrestres..

Os factos de hoje demonstram á saciedade que a disputa entre o Império americano e a emergente potência chinesa atingiu um grau de confrontação sem retorno, e que levará o mundo, mais ano menos ano a uma guerra de proporções apocalípticas.

Para os americanos a Europa é um mero campo de batalha, e os interesses específicos de cada nação europeia, amalgamados e difusos numa aliança hibrida, económica-militar, tutelada pela NATO, não terão expressão própria e limitar-se-ão ao seguidismo em relação aos interesses americanos.

A Europa prepara-se assim, para repetindo os erros que levaram ás duas maiores e mais devastadores guerras da época moderna, reviver os dias de desespero e desesperança.

A mediocridade espantosa das suas liderança, não deixa qualquer margem de esperança.

Retirado do Facebook | Rodrigo Sousa Castro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.