EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA – “SAUDADE – GUITARRA PORTUGUESA”, DE RUI SERRA RIBEIRO

RSR

Rui Serra Ribeiro, conta com uma prestigiada carreira pautada pelo sucesso e reconhecida com a atribuição de diversos prémios e menções honrosas.

O artista vai expor a sua obra “Saudade – Guitarra Portuguesa” no próximo dia 23 de Novembro pelas 20h.00 no Teatro Lethes.
A exposição antecede o concerto do grande Mestre António Chainho, o grande impulsionador da fusão deste instrumento musical com os mais diferentes ritmos e culturas, que sobe ao palco do Teatro Lethes pelas 21h.30. Uma oportunidade única de juntar a música com a fotografia, na qual o Mestre António Chainho já tinha colaborado com a escrita do prefácio da exposição.

O projecto “Saudade – Guitarra Portuguesa” surgiu da necessidade que o fotógrafo sentiu de ver retratada a cultura lusitana, usando um conceito único ao fundir o instrumento com o imaginário da identidade nacional.

A exposição consiste numa mostra que reúne um conjunto de 12 obras fotográficas “fine art” certificadas, que representam o mesmo número de cordas que constituem a guitarra portuguesa. São também parte integrante da exposição uma série de azulejos, com impressão fotográfica. Estas obras podem ser adquiridas pelo público.

A calçada, as portas e janelas do bairro, o azulejo, a mulher e a sua relação com a Guitarra Portuguesa são o mote inspirador. A interligação entre elementos da nossa identidade, do dia a dia, com vida, cheiros e sons já cantados nas palavras dos poetas. Da rua mais vadia para os palcos mais nobres a Guitarra Portuguesa viaja no tempo e no espaço, encanta na emoção de cada nota. Características únicas, mundialmente reconhecidas, que com orgulho devemos fazer por mostrar e preservar.
Uma tarefa de enorme responsabilidade por tão grande herança, o cuidado na estética e na forma artística de abordar o tema. Uma humilde homenagem registada em fotografia de um instrumento musical com uma sonoridade casada com esta alma lusa, que transporta nos bairros e nas calçadas o sonho do corpo de uma mulher, para sentir que a Saudade não morre no silêncio de uma Guitarra.

O artista convida-o a assistir através do olhar à exposição onde procurou dar corpo as suas emoções.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.