A Reforma do Parlamento Português, de António José Seguro

PrintO livro de António José Seguro aborda, de forma pioneira e com minúcia de dados, um tema fundamental no funcionamento das democracias de hoje, e da portuguesa especialmente – o do controlo do Governo perante o Parlamento e, consequentemente, o do poder relativo de que as maiorias e minorias (ou da maioria e da oposição) dispõem no hemiciclo.

No presente quadro parlamentar saído das últimas eleições legislativas e, ao mesmo tempo, assinalando os 40 anos da Assembleia da República, este livro de António José Seguro é mais atual do que nunca.

Lançamento no dia 10 de março, às 18h30, no Auditório 2 da Universidade Autónoma de Lisboa. O livro será apresentado por Viriato Soromenho-Marques. A sessão conta com intervenções de André Freire e Manuel Meirinho Martins.

«Muito bem ancorado teoricamente, o trabalho de António José Seguro permite demonstrar que a tese sobre o declínio dos parlamentos […] é no mínimo parcial.»
André Freire, Professor Associado com Agregação em Ciência Política do ISCTE-IUL

António José Seguro nasceu a 11 de março de 1962, em Penamacor. Foi secretário-geral da Juventude Socialista, deputado e membro dos XIII e XIV Governos Constitucionais, tendo ocupado o seu último cargo governativo como ministro-adjunto de António Guterres, entre 2001 e 2002. Foi deputado ao Parlamento Europeu (1999 e 2001), dirigiu o Gabinete de Estudos Nacional do PS (2002-2004) e voltou à Assembleia da República, onde liderou a bancada parlamentar do PS (VIII Legislatura), e presidiu às comissões parlamentares de Educação e Ciência (X Legislatura) e de Assuntos Económicos, Inovação e Energia (XI Legislatura).

Em 2007, coordenou o processo de reforma do Parlamento. Foi eleito secretário-geral do Partido Socialista a 23 de julho de 2011, e reeleito em abril de 2013. Em agosto de 2011, foi eleito conselheiro de Estado pelo Parlamento português. Em outubro de 2014, após a derrota nas eleições primárias (contra António Costa), cessou funções como secretário-geral do Partido Socialista, renunciando aos mandatos de conselheiro de Estado e de deputado à Assembleia da República. É professor na Universidade Autónoma de Lisboa.

(Nota de Imprensa da Bertrand-Círculo)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s