Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) | Fátima, Portugal | LeopolDina Reis Simões

IWRT afirmam-se na décima edição como evento em crescimento

Ao final da tarde de hoje termina em Fátima a primeira parte do programa dos  Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), este ano a celebrar o décimo aniversário e a afirmarem-se um dos eventos maiores na promoção internacional do turismo religioso.

A retomar o formato presencial após a realização online da edição de 2021, os IWRT voltaram a juntar em Fátima participantes de todo o mundo, este ano de 47 países. “Queremos que este Workshop seja referência mundial para o trade do turismo religioso, que seja um efetivo acelerador da recuperação turística pós-pandemia”, referiu Purificação Reis nasessão solene e comemorativa do X IWRT, realizada ontem no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima.

Hoje, a finalizar o segundo dia de trabalhos, Purificação Reis faz “um balanço extremamente positivo desta décima edição, pela adesão cada vez maior de pessoas e pelo carinho e agradecimentos que recebemos dos participantes, que partilham connosco a alegria de estar em Fátima. Esta décima edição foi uma festa, não só pelo décimo aniversário, mas também pelo reencontro”.

Na sessão solene inaugural a presidente da ACISO já tinha manifestado ela própria a sua satisfação por os IWRT regressarem ao formato presencial: “Fiel aos seus objetivos iniciais, mas incorporando novos desafios, o IWRT foi-se reinventando tendo inclusivamente passado pelo formato digital em 2021. Correu bem, foi um desafio superado, mas a motivação para nos voltarmos a encontrar presencialmente manteve-se inalterada”.

Em termos estatísticos, os X IWRT contaram com a participação de 122 hosted buyers, 123 suppliers e 41 expositores de diversas entidades e empresas nacionais e internacionais das áreas do Turismo. Participaram na sessão e conferência inaugural realizadas no Centro Pastoral de Paulo VI durante a manhã do primeiro dia 500 pessoas (incluindo as atrás referidas). Durante a tarde de ontem e todo o dia de hoje, numa tenda instalada no parque junto do Centro Pastoral de Paulo VI, tiveram lugar as reuniões profissionais, num total de 4.420 reuniões pré-agendadas, e as visitas aos espaços de exposição.

Na presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, que de novo voltou a honrar o evento com a sua presença,e das várias entidades parceiras e colaboradoras, Purificação Reis agradeceu. “Desde o início que os Workshop Internacional de Turismo Religioso se assumiu como um projeto realizado em rede, em parceria. Um projeto congregador do envolvimento de várias entidades às quais expresso o agradecimento da ACISO: Santuário de Fátima; Câmara Municipal de Ourém; Câmara Municipal da Guarda; Turismo de Portugal; ERTCentro Portugal; ARTCentro Portugal; ARPT Porto e Norte; ARPT Alentejo; Turismo de Lisboa; TAP; CCDR Centro; Politécnico de Leiria; Escola de Hotelaria de Fátima; hotéis, restaurantes, e outras empresas”.

“O Papa vem” (D. Américo Aguiar)

A apontar para a Jornada Mundial da JuventudeLisboa 2023, que decorrerá em agosto do próximo ano com sede em Lisboa e atividades em todo o país, a organização dos X IWRT, referiu Purificação Reis, quis também trazer este evento católico internacional para a edição deste ano, com a presença do bispo que preside à Fundação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, na conferência inaugural, e também com um expositor no espaço de exposição.

“A realização deste IWRT presencial assume, também por esse motivo, uma maior relevância e importância. Criámos condições para reunir o trade do setor do Turismo Religioso e para dar a conhecer os fantásticos recursos turísticos aqui existentes. A concretização da operação turística é convosco!”, disse Purificação Reis, que assegurou que “o setor está preparado e qualificado para bem receber. Está ainda empenhado em se assumir como um setor dinâmico e responsável que promova o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, do território e do património cultural”.

Na apresentação da JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar garantiu: “Não se preocupem, o Papa vem, de cadeira de rodas, de maca, de padiola, ele vem. (…) O Papa vai estar em Fátima mas não sabemos se antes, se durante, se depois da Jornada Mundial da Juventude)”.

Em termos institucionais, o também bispo auxiliar de Lisboa vincou que a organização da JMJ Lisboa 2023 não tem acordo ou ligação especial ou exclusiva com nenhum operador turístico no mundo. Dada a amplitude e grandeza do evento, “todos devem sentir-se dentro e sentir-se oficiais e parceiros”.

O programa dos IWRT continua amanhã na cidade da Guarda com alguns dos participantes neste evento internacional. Além das visitas turísticas ali serão também estabelecidos contactos profissionais.

*Nossa Senhora de Fátima oferecida ao Santuário de Fátima

Especialmente por coincidirem com o décimo aniversário, os IWRT deste ano assumiram um tom de festa e a sessão solene de abertura foi o ponto de partida para vários momentos comemorativos, a começar pelo da oferta pela Organização do evento ao Santuário de Fátima de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

“Nos tempos conturbados que vivemos esta mensagem de paz e amor assume particular importância. Foi por esse motivo que decidimos assinalar o 10º aniversário dos IWRT com uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima coberta com um Manto de Esperança”, explicou Purificação Reis, que pediu para, simbolicamente, a entrega da imagem ao Reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, ser feita pela Secretária de Estado, Rita Marques, na presença do Vice-Presidente da Câmara de Ourém, Natálio Reis.

A imagem foi produzida em Fátima e oferecida por uma das fábricas de estatuária religiosa locais, a Pereira, Silva & Reis, Lda.  O manto, em burel, foi produzido e oferecido pela Burel Factory, sedeada em Manteigas. No manto foram bordadas pombas, símbolo dos IWRT e da Paz, com as bandeiras dos países participantes nos IWRT, também a mostrar a dimensão internacional deste evento. “Este manto especial, a que demos o nome de Manto de Esperança simboliza a esperança num mundo melhor a esperança de um mundo onde reine a Paz e o Amor”.

Fátima, 24 Junho de 2022

LeopolDina Reis Simões

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.