O que é “vencer” uma guerra na contemporaneidade e em 2023? | por João Gomes

O que é “vencer” uma guerra na contemporaneidade e em 2023? A Arte da Guerra de Sun Tzu diz que: “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”. Ora, isso é o que tentam fazer os países ocidentais, ao entregar à Ucrânia a incumbência de aceitar a luta contra a Rússia, para o que andaram a prepará-la durante mais de 9 anos.

Fornecem-lhe os meios e os financiamentos e deixam que a sua população mais jovem se mate nesse envolvimento. Por enquanto são os homens entre os 16 e os 65, mas já há jovens mulheres a seguir o mesmo caminho. Ou seja, o ocidente tenta derrotar a Rússia sem lutar. Mas Sun Tzu – considerado o melhor estratega e filosofo de guerra de todos os tempos – também diz: “Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem”.

Ora, isso foi o que a mesma Europa não fez pois – confessadamente – enganou a Rússia para armar e preparar a Ucrânia no lugar de decidir obrigar a Ucrânia a cumprir os Acordos e Tratados de Paz de 2014/15.

Se a Europa o tivesse feito teria triunfado, vencendo a Rússia, pois esta não teria razão para ajudar os independentistas de Donbass que estavam a ser assassinados pelos nazistas ucranianos “escondidos” em premissa futuras de envolvimento da OTAN. Mas Sun Tzu tem aquilo que se pode chamar de “chave” para a guerra ” A vitória está reservada àqueles que estão dispostos a pagar o preço “: Durante quantos anos a Ucrânia estará disposta a pagar o preço da guerra? E a Europa?

Quantos anos levará a Europa a concluir que não consegue demover a Rússia a garantir a sua segurança fronteiriça? Mas Sun Tzu também diz “Não há exemplos de uma nação beneficiando-se da guerra prolongada”. Isso compete ao lado russo. Se a Rússia observar de que a guerra se prolonga e que a Europa não se cansa, nem se intromete para além dos equipamentos e financiamentos, pode decidir-se por aquilo que Sun Tzu considera uma ação determinante: “Deixe seus planos serem escuros e impenetráveis ​​como a noite e, quando você se mover, caia como um raio” , Finalmente, Sun Tzu deixa-nos a imagem que os dirigentes ocidentais não usam: “Evitar guerras é muito mais gratificante do que vencer mil batalhas”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.