17) – C19 Upshot | E depois da pandemia? Dez notas para pensar o futuro | Paulo Querido

🔮 Tiago Barbosa Ribeiro – Público // E depois da pandemia? Dez notas para pensar o futuroSe ninguém tem uma bola de cristal para antecipar as mudanças, há tendências que se desenham no horizonte. Arrisco antecipar muito sumariamente dez delas.

Sinopse

O autor fornece uma lista com o que considera serem as 10 tendências do futuro pós-pandemia. Mais Estado; mais e melhor Europa; mudanças na globalização; reindustrialização; mudança de paradigmas de trabalho; mais uma legião de desempregados; digitalização e desmaterialização; emergência climática; reforço do serviço de saúde como direito fundamental; maior recolha de dados sem menor amplitude democrática; e novas regras mundiais para limitar focos de zoonoses.

Lirismo?

Sendo TBR deputado à AR (PS), a lista tem um pendor fortemente político. Se alguns pontos são indiscutíveis, outros apresentam algum otimismo imoderado, como a resposta à legião de desemprego. E um ponto é no mínimo lírico: como acreditar que teremos maior amplitude de recolha de dados pessoais sem sacrifício de direitos. Os últimos 20 anos provam o contrário.

Escolha e notas de Paulo Querido
ler artigo ☞

Ephrat Livni – Quartz // The coronavirus crisis proves internet should be a public utilityIt’s never been more evident than in this time of pandemic panic that internet access is as essential as electricity and running water.

O que faríamos sem Internet?

Neste momento não haveriam aulas, ainda mais ficariam sem trabalhar e poucos tinham durado tanto tempo enfiados em casa. A verdade é que a Internet eliminou a necessidade de distanciamento social, temos distanciamento físico sim, mas não social. Tudo boas razões para considerar esta tecnologia uma nova necessidade básica.

Escolha e notas de JL Andrade
ler artigo ☞

🦠 Bobby Duffy – The Conversation // Três maneiras pelas quais as pessoas estão a reagir ao coronavírus: ‘aceitar’, ‘sofrer’ e ‘resistir’. Quase todos os britânicos concordam com as medidas de bloqueio, mas os seus sentimentos são muito diferentes… Ana Roque recomenda ler ☞

Larry Salibra – // O nómada digital está morto. Covid-19 matou o nómada digital. Aprenda com os erros deles para planear um futuro de trabalho remoto sustentável. Paulo Querido recomenda ler ☞

💉 Bill Gates – Gates notes // O que precisa saber sobre a vacina COVID-19. O mundo está a criar esta vacina num cronograma historicamente rápido. Anthony Fauci acha que levará cerca de dezoito meses para desenvolver uma vacina contra o coronavírus. Concordo com ele, embora possa demorar menos de 9 meses ou até dois anos. Embora dezoito meses possam parecer muito tempo, se se conseguir será um feito: será a vacina mais rápida da História. O desenvolvimento geralmente leva cerca de cinco anos. Paulo Querido recomenda ler ☞

Rui Bebiano – A Terceira Noite // A pandemia e o «novo normal» da distopia. Esta configuração da distopia que a resposta à doença está a suscitar pode e deve ajudar-nos a medir melhor, com uma perceção nítida e inteligente de benefícios e danos, cada um dos passos que estão a ser dados no sentido da rápida e inevitável transformação de práticas e hábitos sociais. Frente aos pesados efeitos da pandemia, a preservação da saúde pública e a salvaguarda da liberdade individual não podem ser incompatíveis. Paulo Querido recomenda ler ☞

Bookmarks

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 📈 Público: como achatar a curva? O que revelam as experiências dos países (link)
  3. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  4. 📊 Dashboard Interativo – Evolução do Covid-19 em Portugal e no mundo (link)
  5. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  6. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  7. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  8. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  9. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (RECOMENDADO) (link)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.