Nasceu um movimento que junta os dois lados do Atlântico para combater o populismo

Yanis Varoufakis, Rui Tavares, Bernie Sanders, Naomi Klein, Noam Chomsky e Fernando Haddad são alguns dos nomes do movimento de esquerda que acaba de ser criado.

Nasce esta segunda-feira no mundo virtual a Internacional Progressista. Em causa estão dois movimentos , dos dois lados do Atlântico, que se juntam num online para gritar pela justiça dos povos. A ideia junta o pensamento do senador Bernie Sanders à ação politica de Yanis Varoufakis.

Os interessados no projeto que defende organização defende um mundo democrático, igualitário, solidário, ecológico, pacífico e pós-capitalista com uma economia colaborativa podem juntar-se ao movimento através do site.

Varoufakis leva para esta nova iniciativa o movimento pró-democrático e pan-europeu que junta vários políticos e intelectuais de esquerda, onde se incluiu o partido português Livre, fundado por Rui Tavares.

Na lista de fundadores da Internacional Progressista estão 40 nomes onde se destacam pensador americano Noam Chomsky e a canadiana feminista Naomi Klein. A estes juntaram-se líderes políticos da América latina, como o antigo presidente do Equador Rafael Correa ou o candidato do PT às presidenciais no Brasil, Fernando Haddad.

Uma junção de culturas políticas da esquerda que quer promover a união, coordenação e mobilização de ativistas, de associações, de sindicatos e de movimentos sociais.

Assim nasce um manifesto em defesa da democracia, solidariedade, igualdade e sustentabilidade que, ao contrário de Karl Marx, já nasce com vídeo embutido.

Welcome to the Progressive International from Progressive International on Vimeo.

A palavra de ordem é avançar, avançar por todos os caminhos contra o avanço do autoritarismo populista, aproveitando o caldo das manifestações planetárias onde milhões de pessoas exigiam condições de vida decentes ou a proteção da vida no planeta Terra.

Para estes ativistas, a crise económica e sanitária decorrente da pandemia revelou a necessidade de todos os progressistas se unirem para defender um serviço nacional de saúde, a proteção dos direitos dos trabalhadores e a cooperação internacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.