29) – C19 Upshot | Rastreamento COVID-19: quais são as implicações para a privacidade e os direitos humanos? | Post Corona: Os Quatro | Paulo Querido

⚖️ Lisa Cornish – Devex // Rastreamento COVID-19: quais são as implicações para a privacidade e os direitos humanos?“Devemos garantir que quaisquer medidas de emergência sejam legais, proporcionadas, necessárias e não discriminatórias, tenham um foco e duração específicos e adotem a abordagem menos invasiva possível para proteger a saúde pública”, disse António Guterres. “A melhor resposta é aquela que responde proporcionalmente a ameaças imediatas enquanto protege os direitos humanos e o estado de direito”.

Que é isto?

Em 23 de abril o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, divulgou um novo resumo da política destacando essa crescente preocupação dentro da ONU e alertou os governos sobre os riscos de diminuir a prioridade dos direitos humanos. Este artigo passa em revista várias políticas em todo o mundo que estão a fazer precisamente isso.

Escolha e notas de Paulo Querido
ler artigo☞

🤑 Professor Scott Galloway – No Mercy / No Malice // Post Corona: Os QuatroMilhares dos maiores anunciantes do mundo estão prestes a usar a abstinência forçada dos média para abandonar o hábito e nunca mais voltar.

Os 4 – Amazon, Apple, Facebook e Google

A transformação digital tem como principal força de resistência o receio humano de experimentar novas coisas. Como estamos obrigados a viver uma “nova normalidade” em que a tecnologia está a impor-se no dia a dia e a eliminar a resistência à transformação digital, muitos começam a perceber as vantagens desta nova realidade e outros veem agora as desvantagens… ou talvez ainda não.

Escolha e notas de JL Andrade
ler artigo☞

🗳️ Fernanda Buril et al – IFES // COVID-19 Briefing Series: salvaguardando a saúde e as eleições. A crise global da saúde eclodiu durante um já preocupante declínio global da democracia. Mais de 50 países adiaram ou cancelaram eleições, enquanto outros usaram a crise como pretexto para consolidar rapidamente o poder e corroer os direitos individuais. Paulo Querido recomenda ler ☞

💉 Meredith Wadman – Science // Os oponentes das vacinas estão a vencer a batalha no Facebook. Uma análise inédita de mais de 1300 páginas do Facebook, com quase 100 milhões de seguidores, produziu um gráfico que alarma os profissionais de saúde pública. As páginas anti-vacinas têm menos seguidores do que as páginas pró-vacinação, mas são mais numerosas, crescem mais rapidamente e estão cada vez mais conectadas a páginas indecisas. Se as tendências atuais continuarem, as visões de antivacinas dominarão as discussões on-line, colocando em causa o efeito benéfico de uma futura vacina contra o COVID-19. Paulo Querido recomenda ler ☞

Bookmarks

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Dashboard Interativo – Evolução do Covid-19 em Portugal e no mundo (link)
  4. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  5. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  6. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  7. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  8. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  9. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  10. Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  11. Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  12. Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.