32) – C19 Upshot | COVID-19 e a normalização da vigilância em massa | Impacto económico da pandemia poderá atingir 8,8 biliões de dólares a nível mundial | Paulo Querido

26 mai 2020 // Hoje temos escolhas de Ana Roque, Paulo Querido, JL Andrade.

👮🏼‍♂️ COVID-19 e a normalização da vigilância em massa

Nos últimos meses, governos que vão da Austrália ao Reino Unido e empresas tão influentes quanto Google e Apple adotaram a ideia de que o rastreamento através dos telemóveis pode ser usado para combater efetivamente o COVID-19.

Infelizmente, a ideia é tecno-utópica, baseada no otimismo e não na evidência. O impacto real dessa abordagem na sociedade não seria uma imunidade melhor, mas a aceitação e o crescimento de um estado de vigilância global ainda mais poderoso e omnisciente.

[Alex Gladstein – Quillette]

💸 Impacto económico da pandemia poderá atingir 8,8 biliões de dólares a nível mundial

A economia mundial poderia sofrer entre 5,8 a 8,8 biliões de dólares em perdas – equivalentes a 6,4% a 9,7% do produto interno bruto mundial – em resultado da pandemia de COVID-19, segundo novo relatório do Banco Asiático de Desenvolvimento.

Os governos de todo o mundo têm sido rápidos na resposta aos impactos da pandemia, implementando medidas como a flexibilização fiscal e monetária, o aumento das despesas de saúde e o apoio directo para cobrir as perdas de rendimentos e receitas. Segundo o relatório, os esforços sustentados dos governos centrados nestas medidas poderiam atenuar o impacto económico da COVID-19 em até 30% a 40%. Isto poderia reduzir as perdas económicas globais devidas à pandemia para entre 4,1 a 5,4 biliões de dólares.

[ – Asian Development Bank]

CURTAS

🖥️🧍▫️▫️🧍💻 Nem todos odeiam a aprendizagem à distância. Para estes alunos, é uma bênção.. The way some teachers are incorporating videos and other multimedia into lessons is encouraging and could especially benefit so-called visual learners. [Elizabeth A. Harris – The New York Times]

🧍↔️🧍 Será que o distanciamento social é mesmo social?. Este distanciamento é mortífero, porque se faz em sentido único, sendo o resultado de uma imposição unilateral por parte das autoridades sanitárias e políticas. Não se trata de um distanciamento inerente a toda a vida social e proveniente da própria aproximação ao outro. [Jean-Martin Rabot – Communitas]

💸 Porque é que a nossa economia pode estar a caminhar para uma Década de Depressão. Em 2006, Nouriel Roubini advertiu que o mercado imobiliário norte-americano estava prestes a entrar em colapso. Hoje, ele prevê que a pandemia de coronavírus colocou o mundo no caminho de uma década de “Grande Depressão” [Eric Levitz – Intelligencer]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Dashboard Interativo – Evolução do Covid-19 em Portugal e no mundo (link)
  4. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  5. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  6. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  7. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  8. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  9. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  10. Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  11. Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  12. Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.