33) – C19 Upshot | A anarquia pós-COVID que se avizinha | Dominic Cummings: as pessoas poderosas têm maior probabilidade de violar as regras – mesmo as feitas por elas | Paulo Querido

28 mai 2020 // Hoje temos escolhas de Paulo Querido, Ana Roque, Nuno Andrade Ferreira, JL Andrade.

🦄 A anarquia pós-COVID que se avizinha

Apesar dos melhores esforços dos guerreiros ideológicos em Pequim e Washington, a verdade incómoda é que a China e os Estados Unidos são ambos susceptíveis de sair desta crise significativamente diminuídas. Nem uma nova Pax Sinica nem uma Pax Americana renovada se erguerão das ruínas.

Pelo contrário, ambas as potências ficarão enfraquecidas, tanto a nível interno como externo. E o resultado será uma lenta mas constante deriva em direção à anarquia internacional através de tudo, desde a segurança internacional ao comércio até à gestão de pandemias. Sem ninguém a dirigir o tráfego, várias formas de nacionalismo desenfreado estão a tomar o lugar da ordem e da cooperação. A natureza caótica das respostas nacionais e globais à pandemia constitui, assim, um aviso para o que poderá vir numa escala ainda mais vasta.

[Kevin Rudd – Foreign Affairs]

🦍 Dominic Cummings: as pessoas poderosas têm maior probabilidade de violar as regras – mesmo as feitas por elas

As pessoas poderosas são mais susceptíveis de subestimar os riscos e de se envolverem em comportamento imprudente. Uma série de estudos  concluiu que as pessoas que se sentiam poderosas tinham muito mais probabilidades de sentirem menos os riscos de uma determinada linha de acção.

As pessoas poderosas eram também mais susceptíveis de se envolverem em comportamentos de risco, tais como ter relações sexuais não protegidas. Outro estudo realizado na indústria financeira dos EUA concluiu que os presidentes de câmara poderosos em especial  eram mais susceptíveis de se terem envolvido com o arriscado mercado de crédito do sub-prime.

[Andre Spicer – The Conversation]

🧪 Redução da transmissão da SRA-CoV-2: máscaras e testes são necessários para combater a dispersão assintomática em aerossóis e gotículas

Publicado esta semana na Science, este paper vai além dos documentos em que a OMS se baseia, nomeadamente recorrendo a técnicas inexistentes à época das investigações em que aqueles se fundamentam.

A transmissão de vírus por aerossóis deve ser reconhecida como um factor essencial para a propagação de doenças respiratórias infecciosas“, diz o sumário. “As provas sugerem que a SRA-CoV-2 se está a propagar silenciosamente em aerossóis exalados por indivíduos infectados altamente contagiosos e sem sintomas“.

Devido à sua menor dimensão, os aerossóis podem levar a uma maior gravidade da COVID-19 porque os aerossóis contendo vírus penetram mais profundamente nos pulmões. É essencial que sejam introduzidas medidas de controlo para reduzir a transmissão do aerossol.

É necessária uma abordagem multidisciplinar para abordar uma vasta gama de factores que levam à produção e transmissão por via aérea dos vírus respiratórios, incluindo o título mínimo de vírus necessário para causar a COVID-19; a carga viral emitida em função da dimensão das gotículas antes, durante e após a infecção; a viabilidade do vírus dentro e fora de casa; os mecanismos de transmissão; as concentrações por via aérea; e os padrões espaciais. São também necessários mais estudos sobre a eficiência de filtragem dos diferentes tipos de máscaras. A COVID-19 inspirou investigações que já estão a conduzir a uma melhor compreensão da importância da transmissão por via aérea de doenças respiratórias.

[Kimberly A. Prather et al – Science]

CURTAS

🌆 O regresso da “cidade melhor planeada” do século XIX. As cidades de média dimensão de todo o país esperam atrair empresas e residentes que já não podem pagar o luxo de habitar nas grandes cidades. Será que uma “revolução da mobilidade” ajudará à mudança? [Aaron Gordon – Vice]

🌴 Europa começa a abrir os destinos de Verão ao turismo interno e externo – e há preocupação. O calor levou muitas pessoas à beira-mar em muitos países em fase de desconfinamento, e alguns acabaram por encerrar algumas praias para impedir que se juntasse demasiada gente. Enquanto isso, países de turismo de praia preparam-se para reabrir pelo menos a alguns estrangeiros. [Maria João Guimarães – Público (🔐 paywall) ]

🎭 Miguel del Arco: “Com o Pavón, até o fim”. O futuro das artes performativas continua incerto. Com as salas vazias e a perspectiva de limitações à lotação, como rentabilizar um sector já cronicamente deficitário? Ensaiam-se fórmulas. Será um streaming um alternativa? [Marcos Ordóñez – El País]

🦠 “É algo que nunca vi”: como o vírus Covid-19 sequestra as células. Um mergulho profundo na forma como o novo coronavirus infecta as células, que orquestra uma aquisição hostil dos seus genes, ao contrário de qualquer outro vírus conhecido, produzindo aquilo a que o cientista Benjamin tenOever chama alterações “únicas” e “aberrantes“. [Sharon Begley – STAT]

BOOKMARKS

  1. 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  2. 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  3. 📊 Dashboard Interativo – Evolução do Covid-19 em Portugal e no mundo (link)
  4. 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  5. 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  6. 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)
  7. 🕸️ Google: See how your community is moving around differently due to COVID-19 (link)
  8. 🏙️ Público: Como está a evoluir a pandemia onde eu vivo (link)
  9. 🏛️ Oxford University: Government Response Tracker (OxCGRT) (mapa das políticas de resposta, RECOMENDADO) (link)
  10. Ministério da Saúde: Vigilância da mortalidade (link)
  11. Uns estão a vencer, outros não: que países estão a safar-se melhor na luta contra a COVID-19? (link)
  12. Pordata: Números da Crise. Dezenas de indicadores-chave para melhor analisar o impacto económico e social da Covid-19 em Portugal (link) (enviado por leitor anónimo)

Conhece um gráfico, documento ou interatividade excelente que deva estar nesta lista de bookmarks? Sugira enviando-nos uma mensagem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.