Europe accuses US of profiting from war

EUROPA ACUSA EUA DE ESTAREM A BENEFICIAR COM A GUERRA

Nine months after invading Ukraine, Vladimir Putin is beginning to fracture the West | EU officials attack Joe Biden over sky-high gas prices, weapons sales and trade as Vladimir Putin’s war threatens to destroy Western unity.

As principais autoridades europeias estão furiosas com a administração de Joe Biden e agora acusam os americanos de fazer fortuna com a guerra, enquanto os países da UE sofrem.

“O facto é que, se você olhar com seriedade, o país que está lucrando mais com esta guerra são os EUA porque estão vendendo mais gás a preços mais altos e porque estão vendendo mais armas”, disse um alto funcionário ao POLITICO.

Os comentários explosivos – apoiados em público e em privado por autoridades, diplomatas e ministros de outros lugares – seguem-se à crescente raiva suscitada na Europa pelos subsídios americanos que ameaçam destruir a indústria europeia. O Kremlin provavelmente receberá bem o envenenamento da atmosfera entre os aliados ocidentais.

“Estamos realmente numa conjuntura histórica”, disse aquele alto funcionário da UE, argumentando que o duplo impacto da interrupção comercial causada pelos subsídios dos EUA e pelos altos preços da energia corre o risco de virar a opinião pública contra o esforço de guerra e a aliança transatlântica.

“A América precisa perceber que a opinião pública está mudando em muitos países da UE.”

O diplomata-chefe da UE, Josep Borrell, pediu a Washington que responda às preocupações europeias. “Os americanos – nossos amigos – tomam decisões que têm impacto económico sobre nós”, disse ele em entrevista ao POLITICO.

O maior ponto de tensão nas últimas semanas tem sido os subsídios e impostos verdes de Biden que, segundo Bruxelas, desviam injustamente o comércio da UE e ameaçam destruir as indústrias europeias. Apesar das objeções formais da Europa, Washington até agora não deu sinais de recuar.

Ao mesmo tempo, a interrupção causada pela invasão da Ucrânia por Putin está levando as economias europeias à recessão, com a inflação disparando e um aperto devastador no fornecimento de energia, ameaçando apagões e racionamento neste inverno.

Enquanto tentam reduzir sua dependência da energia russa, os países da UE estão se voltando para o gás dos EUA – mas o preço que os europeus pagam é quase quatro vezes mais alto do que os mesmos custos de combustível na América. Depois, há o provável aumento nos pedidos de kits militares fabricados nos Estados Unidos, já que os exércitos europeus ficam sem armas depois de enviar armas para a Ucrânia.

É demais para altos funcionários em Bruxelas e outras capitais da UE. O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que os altos preços do gás nos EUA não são “amigáveis” e o ministro da Economia da Alemanha pediu a Washington que mostre mais “solidariedade” e ajude a reduzir os custos de energia.

Ministros e diplomatas baseados em outras partes do bloco expressaram frustração com a forma como o governo de Biden simplesmente ignora o impacto de suas políticas económicas domésticas sobre os aliados europeus.

Quando os líderes da UE enfrentaram Biden sobre os altos preços do gás nos EUA na reunião do G20 em Bali na semana passada, o presidente americano simplesmente parecia não saber do assunto, de acordo com o alto funcionário citado acima. Outros funcionários e diplomatas da UE concordaram que a ignorância americana sobre as consequências para a Europa era um grande problema.

“Os europeus estão visivelmente frustrados com a falta de informações e consultas prévias”, disse David Kleimann, do instituto de pesquisa Bruegel.

Autoridades de ambos os lados do Atlântico reconhecem os riscos que a atmosfera cada vez mais tóxica trará para a aliança ocidental. A briga é exatamente o que Putin desejaria, concordaram diplomatas da UE e dos EUA.

A crescente disputa sobre a Lei de Redução da Inflação (IRA) de Biden – um enorme pacote de impostos, clima e saúde – colocou os temores sobre uma guerra comercial transatlântica no topo da agenda política novamente.

Os ministros do comércio da UE devem discutir sua resposta na sexta-feira, enquanto autoridades em Bruxelas elaboram planos para um fundo de emergência de subsídios de guerra para salvar as indústrias europeias do colapso.

https://www.politico.eu/article/vladimir-putin-war-europe-ukraine-gas-inflation-reduction-act-ira-joe-biden-rift-west-eu-accuses-us-of-profiting-from-war/?fbclid=IwAR2W8n5i6s8hZr9sd7YoZAThjYiCzF-wcd7ZrnPrin4kdGFPeSGLL8CqX2c

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.