Telha com casa para pássaros atrai biodiversidade para cidades | Natasha Olsen | ciclovivo.com.br

Ideia simples e funcional une moradias de pessoas e de aves, trazendo mais vida para áreas urbanas.

A vida nas cidades pode incluir a biodiversidade! Para atrair e cuidar de outras, além dos seres humanos, muitas soluções simples e eficientes foram desenvolvidas, como hotéis para polinizadores solitários, plantio de flores silvestres, tetos verdes e pomares urbanos. Agora, as telhas das casas podem se transformar em casas de pássaros.

Esta é a ideia o designer holandês Klaas Kuiken. Ele criou uma casa para pássaros que se encaixa perfeitamente em telhas de barro usadas tradicionalmente nos telhados. Com esta estrutura, ele fornece abrigo e traz a população urbana de pássaros para perto da população humana.

O projeto ganhou o nome de Birdhouse Rooftile e foi pensado levando em consideração que os telhados já são escolhas comuns de várias espécies de aves para seus ninhos. Com uma pequena “porta” circular, estas casinhas oferecem um refúgio seguro às aves oferecendo boa ventilação e proteção contra animais domésticos, como os gatos.

Para desenhar o projeto, o designer contou com a colaboração da Vogelbescherming Nederland, organização holandesa para a proteção das aves. O abrigo é feito de uma chapa de madeira moldada com uma tela que protege o contato direto dos pássaros com o telhado. Ou seja, não há nenhum risco de os filhotes caírem das alturas e quando chove, eles continuam protegidos de uma possível inundação. Além disso, são produzidos com materiais especiais que também protegem de uma possível elevação de temperatura. Uma cola especial que resiste à temperaturas extremas fixa a casa de pássaros na telha.

O resultado é uma fusão perfeita de uma telha básica de terracota com um abrigo simples, bonito e eficiente que contribui para aumentar a população de aves nas cidades.

Para finalizar, a casa conta ainda com uma importante “mobília”: uma cesta de nidificação cuidadosamente projetada, feita de madeira e tela. Este pequeno “ninho” garante uma boa ventilação, evita que as aves se desloquem para outros locais debaixo do seu telhado e facilita muito a limpeza do interior após um período de reprodução.

As telhas já podem ser encomendadas na Holanda em diferentes tamanhos e cores. Segundo o fabricante “Ao instalar uma ou mais dessas telhas Birdhouse, você garante que nossos amados pássaros tenham um lugar seguro para ficar e criar seus filhotes. Em vez de rastejar sob as telhas para construir um ninho, os pássaros agora podem ficar em sua própria casa aconchegante”.

Uma ideia que poderia ser reproduzida em vários outros países, não é?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.