4) – C19 Upshot | Ensaio: o capitalismo numérico | Paulo Querido

José Gil no Público // Ensaio: o capitalismo numérico A verdade é que este período de luta pela sobrevivência física não gerou até agora nenhum sobressalto político ou espiritual, nenhuma tomada de consciência da necessidade de mudar de vida. Não gerou esperança no futuro.

Sumário O filósofo José Gil assina este interessante artigo onde ensaia algumas modificações mais ou menos radicais do nosso modo de vida. Segundo ele, fator decisivo são as “novas” tecnologias, que vão aplicar-se num quadro pós-pandémico de desterritorialização e em plena crise ecológica.

O capitalismo acaba? Não, que ideia 😛 Para Gil, não escaparemos ao seu poder de “preservação, auto-regeneração e metamorfose”.

Nova subjectividade Gil antevê a formação de um novo tipo de subjetividade, a subjetividade digital, a surgir no final da atual transição que é o confinamento, e que se colocará no centro do novo “capitalismo numérico”. A Covid-19 seria o trampolim a catapultar a colectividade para um nível superior, o da sociedade digital. Em vez de progredir gradualmente, passando por fases mediadoras, a pandemia vai obrigar a um salto brutal, impondo indiscriminadamente a digitalização de todas as actividades.

Obey! Talvez a parte mais perturbadora do ensaio diz respeito ao comportamento geral. José Gil diz sem rodeios que a nova subjectividade comportará capacidades passivas de obediência voluntária e capacidades activas de funcionamento programado, características já presentes na subjectividade digital pré-pandémica.

Escolha e notas de Paulo Querido
ler artigo ☞

New York Times // He Could Have Seen What Was Coming: Behind Trump’s Failure on the Virus An examination reveals the president was warned about the potential for a pandemic but that internal divisions, lack of planning and his faith in his own instincts led to a halting response.

Sumário Os avisos precoces acerca do corona foram apanhados nas disputas internas da administração norte americana relativamente à China. Os falcões em Washington minaram as possibilidades de uma abordagem cooperativa entre as duas potências. Num relatório dirigido ao director da CIA, de início de Janeiro, alertava-se já que o vírus se espalharia pelo globo transformando-se numa pandemia. O que se seguiu, como conta esta reportagem investigativa do NYT foram caos, ineficiência e rivalidades. Os bastidores menos bonitos da política de um presidente errático.

Escolha e notas de Helena Ferro de Gouveia
ler artigo ☞

Sharon Zhang, Truthout // Amid COVID-19, It’s Time to Nationalize Airlines and Other Industries Nationalization of the fossil fuel industry could be a key tool in the climate fight, a way for the government to effectively push down emissions and overstep the protests of the money-grubbing oil and gas corporations.

O que está em causa? A queda abrutpa de preços no mercado petrolifero abriu a porta a uma crise sem precendentes no sector. Na procura de respostas para essa crise, a nacionalização de empresas petroliferas norte-americanas apresenta-se como uma possibilidade, defendida por alguns economistas.

Que vantagens? A nacionalização das empresas petrolíferas ajudaria a salvar milhares de postos de trabalho e seria decisiva para a transição energética.

Escolha e notas de Nuno Andrade Ferreira
ler artigo ☞

Russell Brandom and Adi Robertson, The Verge// Apple and Google are building a coronavirus tracking system into iOS and Android 83. Potentially a huge step forward in the fight against COVID19 ler ☞

Alan Lightman, The Atlantic// The Virus Is a Reminder of Something Lost Long Ago In rebuilding a broken world, we will have the chance to choose a less hurried life. ler ☞

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.