10) – C19 Upshot | Mário Centeno: estamos a falar de 12 zeros para o plano de recuperação | Paulo Querido

Teresa de Sousa, Público // Mário Centeno: estamos a falar de 12 zeros para o plano de recuperação Definido o plano de emergência, falta o plano de recuperação. Mário Centeno deixa pistas para as decisões que cabem ao Conselho Europeu de quinta-feira.

Que se passa aqui? Trata-se de uma grande entrevista a Teresa de Sousa de Mário Centeno enquanto presidente do Eurogrupo. Mostra-se obviamente otimista para o Conselho Europeu, dizendo coisas como: ‘O apelo que agora é feito à inovação neste último passo – o da recuperação – não é novo. Não devemos ficar muito ansiosos, portanto, face à capacidade para inovar também aqui. Estou muito confiante e muito seguro de que essa resposta vai aparecer. As forças que têm permitido construir a Europa vão estar presentes nesta discussão e vão levar-nos a um porto seguro.’

Escolha e notas de Paulo Querido
ler artigo ☞

Público.es // Trump suspenderá temporalmente la migración a EEUU por la covid-19 El presidente de Estados Unidos ha decidido endurecer la política migratoria durante la pandemia asegurando que esta nueva medida protegerá los trabajos de los “grandes” ciudadanos estadounidenses.

O que está em causa? À boleia do coronavírus, o presidente dos Estados Unidos decidiu suspender a imigração para o país. A decisão foi comunicada através do Twitter, sem detalhes adicionais.

O que significa? Trump encontrou, deste modo, um argumento para sustentar uma das suas promessas eleitorais. O presidente norte-americano disse, na publicação na rede social, que quer proteger os postos de trabalho dos cidadãos americanos. Mais uma vez, Trump recorre à política do ‘outro’ como técnica para exteriorizar os problemas com que está confrontado: a China, a OMS, os imigrantes. Mas esta decisão deve ser vista além do momento actual e pode dar-nos um sinal importante sobre o ‘novo normal’ que estamos a construir e as tendências de reforço do populismo que, nalguns países, se tornam mais evidentes.

Escolha e notas de Nuno Andrade Ferreira
ler artigo ☞

Porfírio Silva, Machina Speculatrix // Tecnologias contra a pandemia e a favor da liberdade os direitos digitais dos cidadãos, incluindo os direitos dos pacientes, não podem ser desprezados, ou sequer tratados com ligeireza, nem sequer neste contexto de pandemia. Não obstante, não podemos ser preguiçosos: não devemos descurar nenhuma possibilidade de usar as tecnologias disponíveis no combate à Covid-19, desde que encontremos formas de o fazer que respeitem aqueles direitos.

Porque é que devo ler? Em questão estão as aplicações e outros mecanismos de controlo dos movimentos dos cidadãos através de dados recolhidos nos smartphones, com vista a acrescentar ferramentas no combate à pandemia Covid-19. Porfírio Silva, deputado à AR, lista as principais aproximações, nomeadamente a solução europeia.

Escolha e notas de Paulo Querido
ler artigo ☞

Megan Wildhood, Mad in America // Toxic Positivity Toxic Positivity It benefits the few people who do control the emotionally abusive, wealth-funneling systems that we call “economy” and “politics” for us masses to focus only on what we can control. It keeps those systems in place even as they appear to give “relief”—which it is very clear is *temporary*—to the very people it both completely relies upon and those it despises and blames (the workers).

Sinopse: Filmes têm a tendência de terminar quando tudo está bem, se o filme continuasse eventualmente surgiriam novos problemas (não contando com histórias de fantasia que acrescentam no final: “viveram felizes para sempre”). A vida real tem bons e maus momentos, sucedem-se sempre e nem o bom ou o mau dura para sempre. Por esta razão podemos dizer que as atuais cirscunstancias vão terminar e o desfecho consequencial é tudo ficar bem. Mas não para todos, existem alguns que têm possibilidades para aguentar esta quarentena e muitos outros que não. Porque razão temos de ver todos o lado positivo?

PS – se por acaso é um fundamentalista deste positivismo aconselho a fazer uma pesquisa por “monty python always look on the bright side of life”

Escolha e notas de JL Andrade
ler artigo ☞

Ana França, Expresso// Ovos esmagados, milhões de cebolas enterradas e colheitas sem trabalhadores alguns exemplos da desgraça do sector alimentar. Por todo o mundo, a cadeia de abastecimento de alguns bens essenciais como leite e ovos está a sofrer com o impacto da paragem generalizada dos serviços. Para piorar, com as fronteiras fechadas é difícil encontrar trabalhadores para as colheitas. ler ☞

The Johns Hopkins Center for Health Security// Public Health Principles for a Phased Reopening During COVID19 Guidance for Governors. A framework for state governors in the US to reopen. It restates preconditions on re-opening. It then looks at risk factors of different community and economic activities with the corresponding appropriate mitigating actions to enable reopening. ler ☞

Bookmarks

  • 💰 Banco de Portugal: Economia numa imagem. As maiores reduções no pessoal efetivamente a trabalhar devido ao COVID-19 estão associadas ao layoff simplificado (link)
  • 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  • 📈 Público: como achatar a curva? O que revelam as experiências dos países (link)
  • 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  • 📊 Dashboard Interativo – Evolução do Covid-19 em Portugal e no mundo (link)
  • 📊 Reuters: breaking the wave (link) (enviado por Marisa Torres da Silva)
  • 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link) (enviado por leitor anónimo)
  • 📈 European monitoring of excess mortality for public health action (link) (enviado por Manuel Carreira)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.