9) – C19 Upshot | El Gobierno ya plantea una España sin hoteles, bares y restaurantes recuperados hasta Navidad | Paulo Querido

Eduardo Fernández, El Mundo // El Gobierno ya plantea una España sin hoteles, bares y restaurantes recuperados hasta Navidad “El Ministerio de Trabajo y Economía Social está trabajando en dos fases para las medidas en los sectores más afectados: excepcionalidad atenuada, que durará hasta este verano, y normalidad atenuada, que se prolongará hasta final de año”, comunicó a última hora este departamento.

O que se passa? O Governo Espanhol prepara a segunda fase de abertura do País, e entre a primeira fase agora encetada, e a segunda fase, depois do verão até ao final do ano, antevê que negócios como a Cultura, os Bares e Restaurantes e os Hotéis possam vir a ser fortemente restritos até ao final de 2020.

Como mexe comigo? A aproximação espanhola pode ser uma boa lente para a futura realidade portuguesa, ainda que com o devido distanciamento: este faseamento de medidas, é por enquanto guiado por critérios maioritariamente técnicos, mas pode vir a ser um apenas um elaborado Wishful Thinking – a instabilidade política em Espanha e uma cultura de sair fora (basta ter ido a Madrid numa noite de julho) não vai tolerar um confinamento imposto agressivamente durante todo o verão.

Escolha e notas de Hugo Pinto
ler artigo ☞

Rafa de Miguel, El País // O Governo escocês pediu a Boris Johnson que solicite a Bruxelas uma prorrogação de dois anos para o o chamado período de transição Edimburgo considera una “temeridad” la desconexión de la UE, prevista para diciembre, en medio de la crisis del coronavirus Sumário: A economia escocesa não se pode permitir o duplo impacto da covid-19 e o da possibilidade cada vez mais certa de um Brexit sem acordo ou de un Brexit duro, em menos de nove meses”, advertiu Michael Russel, ministro escocês para os assuntos constitucionaisOs 62% obtidos pelo “Remain” na Escócia não foram suficientes para garantirem ao país um estatuto especial durante as negociações com Bruxelas. Deixados de fora das conversas, os escoceses viram a sua descrença aumentar a cada desenvolvimento do caótico processo negocial que deu origem ao acordo de saída. A Irlanda do Norte manteve o seu acesso ao mercado único europeu, mas não a Escócia. Segundo estudos do governo autónomo escocês, o “Brexit” levará a uma quebra do rendimento nacional de cerca de 1600 libras per capita.

Escolha de Helena Ferro de Gouveia
ler artigo ☞

vários, Educause Review // Emergency Remote Teaching First, any medium is simply a way to deliver information, and one medium is not inherently better or worse than any other medium. Second, we need to better understand different media and the way people learn with different media to design effective studies. And, third, there are too many confounding variables in even the best media comparison study for the results to be valid and meaningful.

Sinopse: Numa época de emergência é natural que o ensino também esteja idêntico ao resto da sociedade, em estado de emergência. Com o arranque hoje da nova telescola, #estudoemcasa, torna-se ainda mais visível que o ensino à distância não está minimamente capacitado para o que temos pela frente, muito investimento em tecnologia mas pouca preparação e conhecimento deficiente dos meios televisivo e digital. Pelo mundo inteiro confunde-se ensino à distância com o envio de trabalhos por email e poucos percebem que o tempo não funciona da mesma maneira no meio digital e no mundo físico. É um estado de emergência que pode abrir portas a uma muito necessária revolução no ensino. Escolhi este artigo porque não só define o que está a acontecer mas porque dá alguma ajuda a compreender o que se pode melhorar na área. E podemos começar a pensar numa nova profissão com futuro, o gestor de educação online.

Escolha e notas de JL Andrade
ler artigo ☞

vários, Colabor// Trabalho e Desigualdades no Grande Confinamento – perda de rendimento e transição para o teletrabalho. A pandemia associada ao coronavírus coloca problemas agudos do ponto de vista da saúde pública que afetam a todos. No entanto, os seus impactos na economia, nos mercados de trabalho e na distribuição de rendimentos estão a ser, igualmente, impressivos. ler ☞

Bruno Latour, Critical Inquiry// The state of society depends at every moment on the associations between many actors, most of whom do not have human forms. This is true of microbes – as we have known since Pasteur – but also of the internet, the law, the organization of hospitals, the logistics of the state, as well as the climate. And of course, in spite of the noise surrounding a “state of war” against the virus, it is only one link in a chain where the management of stocks of masks or tests, the regulation of property rights, civic habits, gestures of solidarity, count exactly as much in defining the degree of virulence of the infectious agent. ler ☞

Marc Bassets, El País// La carrera por anticipar el mundo de mañana. En plena crisis, se libra un pulso por entender el futuro e influir en él. Algunos expertos dudan de un cambio radical ler ☞

Bookmarks

  • 💰 Banco de Portugal: Economia numa imagem. As maiores reduções no pessoal efetivamente a trabalhar devido ao COVID-19 estão associadas ao layoff simplificado (link)
  • 📈 Direção-Geral de Saúde: ponto de situação atual em Portugal (link)
  • 📈 Público: como achatar a curva? O que revelam as experiências dos países (link)
  • 💊 Mapping COVID-19 Research: The “Map of Hope” provides a geographical overview of planned, ongoing and completed clinical trials. (link)
  • 📊 Dashboard Interativo – Evolução do Covid-19 em Portugal e no mundo (link)
  • 📊 Reuters: breaking the wave (link)
  • 📊 ESRI: Evolução Covid-19 em Portugal – Dados Adicionais (link)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.