Haver Paz, Parar a Guerra, Travar os Ódios! Ser Contra-Corrente | por Joffre António Justino

1. Há-de haver Paz

          ”Há convergência nas posições dos dois lados sobre questões importantes e críticas. Vemos, em particular, que eles quase concordam nos primeiros quatro pontos. Algumas questões precisam de ser decididas ao nível da liderança”, disse Çavusoglu, numa entrevista ao jornal turco Hurriyet, citada pela agência espanhola EFE.”

             “(Pandora Papers Reveal – Offshore Holdings of Ukrainian President Aljazeera his Inner Circle – procurem no Google)”

Temos entretanto  53% dos sondados, numa, mais uma, sondagem, agora sobre esta guerra, a apoiarem (conforme a sondagem)  “muito grande” a Nato a UE e o Governo 29% a apoiarem “muito” e temos 18% dos sondados a dizerem ou “não ou enfim vai-se ver”; quanto ao selfies e a Costa o empate nos 74/73 % mantém esta ideia de um país a dois, no Centro Direita/Centro Esquerda, numa herança bem salazarenta diga-se, do piscar popular de olho ao poderoso, para não se ter chatices!

A verdade é que há, como não se via desde o 25 de abril, uma política informativa de monocordismo aterrador, e é essa a razão pela qual e na linha que estou, da urgentemente necessária contracorrente,  manter sempre que puder a notícia de quem é o sr. Zelinsky – um oligarca corrupto só que ucraniano e não russo que manda ou mandava a sua fortuna para offshores conhecidos segundo os Pandora Papers.!

Enfim …

A verdade é que esta absurda, errónea, política de invasão de Putin que, claro que terá falado sobre o assunto ( a invasão da Ucrânia), quer com Biden, quer com Xi Jinping, quer com Leyden, quer com Scholtz, quer com Macron ( um líder político não fala com um falso militar como é Stoltenberg… o único pois que ponho de fora!), e que, como todos vimos quase todos os acima, perante as conversas havidas,  encolheram os ombros, deixaram “seguir para bingo” por várias razões a ver!

A excepção terá sido Macron, o que me leva a esta declaração de princípios – fosse eu francês e votaria Macron nas próximas eleições francesas!

E é com esta declaração de princípios a seguir que re-assumo – nesta guerra Nem Putin, Nem Zelensky, Nem Nato, Nem UE, eis a correta posição dos Contra-Corrente, por muito que por tal nos misturem com os putinistas, na velha e fascista linha “és anti comunista és comunista e Fátima te castigará”, que desde sempre repudiei!

2. Estar contra a guerra, toda ela

Cansa ver as risíveis declarações de guerra  a mais dramática delas é deixar seguir um fascio luso para uma estrangeira guerra libertando-o de uma judicial condenação), que , todos os dias, todos os pivôs das tvês lusas, fazem contra Putin e das saudações fanáticas a um corrupto que leva o seu país para uma desastrosa guerra !

Nenhum dirigente militar que se preze se atira de cabeça contra um exército que sabe ser maior, mais bem armado, mais bem preparado,  apesar sabê-mo-lo agora das armas fornecidas e da formação militar também dada aos ucranianos pelos EUA, antes do início da guerra), a não ser que em nada se importe com o seu país e o seu povo

Foi o que Zelinsky mostrou – em nada importar-se com o seu povo!

Há muitas formas de Resistência para além da guerra frontal, e as vietnamitas vitórias sobre os EUA assim o provam, pois essa vitória passou por anos de Resistência de Guerrilha, antes de se chegar à guerra frontal!

Ao ouvir e ver as farronquices de uns tantos nazis ucranianos, a coberto de um discurso agora todo Natista, todo uesino, claro que por não poucas vezes quase que chorei e, muitas vezes me zanguei, pois sei ler o que significam 65 km de coluna militar dentro de um país – trata-se de um aviso, claro,  ou te sentas a negociar a bem,  ou te sentas a mal!

Zelinsky “sentou-se”a mal, gerando 6 milhões de deslocados  e 3 milhões de refugiados fora do país, levando à destruição de cidades,  vilas,  aldeias, campos cultivados e a centenas de mortos,  feridos,  aleijados para a vida !

Esta atitude merece todo o repúdio que merece também a invasão à Ucrânia, por ordem do regime de Putin, porque inútil, porque demonstrativa da mais pura ignorância do que é uma guerra, sobretudo do que é uma guerra contra um exército mais forte!

Coitado, acentuo, não é Zelensky e o seu proto fascista regime, a sua proto fascista e corrupta elite, tão igual ao de Putin ( otocópia dele diga-se). Coitado é o diverso povo ucraniano que, enganado por Zelinsky, por Biden, por Stoltenberg , por Leyden, por Scholtz, acreditou na salvacionista Nato que, ao fim e ao cabo,  não a poderia ser!

3. Democratizar a Globalização é o caminho Humano

Em 1961 estava na cara que Portugal não teria condições para vencer a guerra colonial, e no entanto no mirífico sonho de uma 3ª Guerra Mundial, anti-comunista (às ordens de Fátima), o salazarento levou o país, e o espaço de Lngua Portuguesa, a uma inútil derrota, que quase os destruiu!

Em 2022 estava na cara que uma invasão da Ucrânia limitaria fortemente a influência russa no mundo, que a poria enquanto parceiro menor sob a liderança chinesa, por muitos e bons anos,  como tudo indica que acontecerá!

O que não estava na cara, era esta plena subjugação da UE aos EUA, e a uma visivelmente irresponsável Nato, que, para sobreviver, até aceita que se volte a dividir o mundo em dois !

Eis o maior recuo resultante desta guerra – a mais que possível re-divisão do mundo em dois, a perda das vantagens da Globalização, e da mais que provável sua democratização!

Perante esta oportunidade falhada, vale referir, no entanto, que esta perceção da unidade na diversidade, tem milhões de apoiantes e muitos deles até, seguindo uma religião já centenária, a Bahai, que nasceu sob o terror islamico fanático persa, e apesar de tal, sobreviveu e se espalhou.

Ora, se tal aconteceu, então há que ter alguma esperança nesta tresloucada e ainda amante da guerra e não da Paz, humanidade

Trata-se de uma Fé esta, a Bahai, que defende que há apenas um Deus que é a fonte de toda a criação; que todas as principais religiões têm a mesma fonte espiritual, e partem do mesmo único Deus; e que todos os seres humanos foram criados igualmente, mas para realçar uma diversidade étnica, de género, e cultural, que deve ser apreciada e querida.

Aceitando a existência de mensageiros divinos, que estabeleceram, cada um em sua época, uma religião adequada às necessidades de seu tempo, e à capacidade cognitiva das pessoas desse tempo, neles vemos pelo menos, antes deles terão existido outros, Adão, Zoroastro, Moisés, Jesus Cristo, Maomé, ou Krishna, ou Buda, e mais recentemente, Báb e Bahá ‘ u ‘ lláh, num mais que saudável ecumenismo.

Não estão sós estes humildes, pacíficos, Bahai, que são já milhões planeta fora, e não temem não ter padre/pastor/ muláh, gerindo-se Democraticamente, autogestionáriamente, pelo simples método da votação democrática comunitária, pois outros tantos cidadãos e cidadãs estão em consonância com eles, fartos de falsos líderes, de falsos profetas, de falsos deusinhos, de consumismos balofos

E deixo aqui este exemplo, como solução a reter do potencial Humano em ir além de nacionalismos, de imperialismos, do poder via a violência, do dominar ou outro, em vez de seguir Jesus Cristo, ou outro revolucionário, ou outro Crente, que nos ensina a Amar o Outro como a Nós Mesmos, sem manipulações feitas para a vendilhice, no Templo, de gás liquefeito, de armas, ou de outra qualquer bugiganga!

Muito religioso este texto?

Não!

Na verdade, é somente um texto de quem crê que a Humanidade vai além das ganâncias, do explorar o outro, do espoliar o outro, do subjugar o outro ,e que, neste século XXI, há que encontrar outra via, que nos permita a União na nossa belíssima Diversidade, seja qual for o nosso Género, a nossa Cultura, a nossa Crença, ou Não Crença.

Por isso, nada como Pedir – Reflitam Mais, Engulam Menos as Propagandas, Sejam Críticos e Amantes da Humanidade, e da sua Unidade!

Escreve para Joffre António Justino

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.