As guerras | por António Pina

A URSS invadiu o Afeganistão, a Chechénia, a Geórgia. A URSS interveio em Angola, Congo, Etiópia, Somália e outros países africanos. OS EUA invadiram o Afeganistão., o Iraque, o Vietnam, o Cambodja, Laos, Granada, o Panamá. Intervieram na Guatemala, Salvador, Nicarágua e outros países da América Central e do Sul. Intervieram também na Somália e no Koweit. A China interveio na Coreia do Norte. A Argentina ocupou as Maldivas. A GB expulsou os argentinos. A Indonésia invadiu Timor. Os ingleses e franceses, invadiram o Egito. A Rússia interveio na Síria. Os Curdos são perseguidos pelos Turcos e Iranianos. Os Palestinos foram expulsos dos seus territórios. A Síria invadiu o Líbano. Israel invadiu o Líbano, ocupou o Sinai. A Arábia Saudita invadiu o Iémen. O Iraque invadiu o Irão. O Iraque ocupou o Koweit. A Sérvia interveio na Croácia e Bósnia.

Os genocídios que se verificaram no Ruanda, Burundi, Bósnia, Sudão são o prolongamento do que sucedeu na Europa de leste, por iniciativa de Hitler e Estaline.

Esta listagem é uma pequena síntese dos conflitos mais recentes. Houve muitos outros, nomeadamente inúmeros conflitos coloniais.

A parte pior que o homem moderno tem assumido na violação da dignidade humana. Sem exceções. São todos criticáveis. São todos inaceitáveis. O que vivemos neste momento é apenas o último ato desta sucessão de violência. Infelizmente não será o último.

Para culminar, ouvimos hoje o Secretário-geral da NATO afirmar “A Rússia não ganhará uma guerra nuclear”. Insensatez absoluta, para quem deve promover a paz. Quem pode ganhar uma guerra nuclear?

Assumir uma afirmação destas, é de uma inconsciência atroz, quando o que vamos assistindo todos os dias, pode ser o prelúdio de uma guerra mundial. Facto que se vai instalando no discurso dos dirigentes, que cada vez, com maior insistência, vão comparando o que se passa na Ucrânia, com a II Guerra Mundial. Dirigentes russos, ucranianos e ocidentais. Será que são estes dirigentes que nos dão tranquilidade e confiança, qualquer um deles?

Queremos PAZ.

Não queremos GUERRAS.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.